Nossa história começa no dia 14 de Junho de 1979, data de nossa primeira reunião contando com 32 participantes, o grupo iniciou suas atividades na Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha) e por um bom tempo a adesão de novos escoteiros era condicionada a ser participante daquela entidade.
O nome do Grupo foi dado a "Pérola Byington" em homenagem a fundadora da Cruzada Pró-Infância, em comemoração ao Centenário de Nascimento de Pérola Byington no dia 3 de Dezembro de 1979.
O jornal "O Homem de Amanhã" publicou a notícia em sua edição nº 15 de Setembro de 1979.
Em 14 de novembro de 1980, alguns jovens e adultos motivados pelos princípios do Movimento Escoteiro se uniram e fundaram o Grupo Escoteiro Pérola Byington.
Com o aumento do interesse de jovens externos à Guardinha em participar do Grupo Escoteiro, aliado à necessidade de um local mais amplo para a realização das atividades, em 1990, o Grupo transferiu o local das suas reuniões para uma área adjacente à Indústria Singer, na Rodovia Santos Dumont, lá permanecendo até 1994 quando a área foi solicitada pelo proprietário.
Em 2004 - Construção nova sede
Fonte de imagem - acervo histórico do GE |
Ainda em 1994 transferimos novamente o local de nossas atividades agora para o Lar dos Velhinhos de Campinas onde permanecemos até hoje.
Em março de 2004 tem inicio as obras de uma nova sede onde até então era utilizado um pequeno comodo na área do Lar dos Velhinhos que servia como depósito de nossos materiais.
Como no principio o Movimento Escoteiro era somente masculino e tinha o Movimento Bandeirantes que era somente feminino e em Campinas não se tinha mais as Bandeirantes o Pérola Byington teve um papel importante que depois afetaria todos os grupos de Campinas sendo o primeiro grupo a ter um autorização provisória, a nível de experiência na aceitação da participação das meninas como escoteiras tornando assim um movimento misto.
Sede atual
O Pérola Byington atualmente tem 95 membros entre jovens e adultos voluntários.
Nestes 38 anos passaram aproximadamente 2.500 jovens em nosso grupo. Participando de varias atividades comunitárias e em beneficio ao próprio Lar dos Velhinhos e atividades ambientais mostrando a importância para os jovens na preservação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário