quinta-feira, 23 de julho de 2020

GE Pérola Byington - 40 Anos | História do nome




Em 1979 um Grupo Escoteiro criado e apoiado pela Guardinha (AEDHA), idealizado pelo Padre Jan Dec (comissário distrital do então 231° Distrito Escoteiro Campinas), Ruy Rodriguez (fundador e diretor da AEDHA) e Tenente José Rodrigues Macário Sobrinho que era responsável pela banda e pela fanfarra da Guardinha.

O nome deste Grupo Escoteiro se deu em homenagem à Pérola Ellis Byington no ano do centenário de seu nascimento devido a sua biografia dedicada à filantropia. Pérola Byington teve papel de destaque na história de São Paulo, inclusive durante a Revolução Constitucionalista de 1932 onde ela mesma organizou um movimento pró-infância e também cuidava dos feridos que voltavam da frente de batalha.

Uniu-se uma personalidade com viés filantrópico com o significado do substantivo “Pérola” (concreção densa, ger. globular e de coloração levemente prateada, que se forma nas conchas de diversos moluscos, a partir da deposição de material nacarado sobre uma partícula qualquer.)
Ainda como foi pensado na época, a pérola é algo com uma beleza extraordinária resultado de um grão de areia que incomoda e irrita a ostra.

As crianças incomodam quando não recebem o tratamento adequado, então os adultos representam as ostras. O escotista é a Ostra, que atrai o garoto e vai lapidá-lo para devolver à sociedade “bonito” para ele enfrentar (viver na) a sociedade e estes escotistas continuarão lá para mais uma tarefa.

Segundo Daniel Ferreira, um dos fundadores do G.E. Pérola Byington, Ruy Rodriguez dizia: “não pegue o melhor para transformar, pegue o bruto. Dar brilho em diamante é fácil e todos querem. Lapidar pedra bruta é para poucos". O Grupo Escoteiro Pérola Byington só tinha as pedras brutas no início (jovens das periferias que precisavam trabalhar de dia para ajudar a família e estudar a noite). A função social do Grupo Escoteiro Pérola Byington era transformar estes jovens que viviam na periferia.

Esta é a essência deste Grupo Escoteiro, buscar e lutar pelo jovem. Quem precisa não é quem está em cima, quem precisa é quem está embaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas