quinta-feira, 6 de agosto de 2020

GE Pérola Byington - 40 Anos | História do Lenço


Primeiro lenço era azul claro, quadrado, usado no uniforme da Bicentenária, grupo formado por meninos e meninas, Guardinhas, fundado em comemoração aos 200 anos de Campinas, cuja função principal era a de participar das atividades cívicas da Guardinha (AEDHA), com o nome de Companhia Bicentenária (muito parecido também com o azul do uniforme da Guardinha, porém este era uma mescla de azul claro).

Um dos motivos para a troca para azul marinho foi o fato de a comissão distrital da época usar um lenço azul claro (lenço oficial nacional), muito parecido. Solicitaram então a troca do lenço do Grupo Escoteiro Pérola Byington. Além disso, os outros Grupos Escoteiros da cidade possuíam lenços mais bonitos e os jovens queriam um lenço mais “forte”, imponente, menos “apagado”. 

Elaborou-se outro lenço, cuidadosamente conceituado de acordo com o nome e essência deste Grupo Escoteiro. Foi ornado então o lenço com uma fita “perolada” representando todas as crianças e adultos que desejam brilhar. Colocou-se a pérola sobre o azul (fusão da água com o céu) que representa toda a plenitude do universo, do que é possível e do que é impossível ver. Pois existe dentro dos seres o estado de calmaria, de benevolência. 

Chegou-se então a um lenço azul marinho com o fitilho perolado onde:

• Azul marinho simbolizando o mar
• Fita pérola simbolizando as pérolas encontradas no mar

Na época o azul marinho era também um tecido disponível na guardinha, utilizado para fazer as toalhas de mesa (no início o Grupo Escoteiro Pérola Byington não tinha recursos financeiros). Com o tempo foi adquirido um tecido melhor, mas na mesma tonalidade azul marinho.
Após algum tempo, o fitilho passou para branco por não se achar mais os fitilhos da cor pérola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas