quinta-feira, 13 de agosto de 2020

GE Pérola Byington - 40 Anos | Sempre Alerta! Seleções do Reader's Digest




Encontramos em nosso acervo de fotos e documentos uma revista scaneada e separamos algumas imagens interessantes que contam um pouco da história do Escotismo.

O ano era 1965, foi em Junho e a revista Seleções do Reader’s Digest publicou um suplemento de 26 páginas exclusivamente sobre escotismo, direcionado ao público em geral. Foi distribuído junto ao número regular da revista e era também no formato de uma revista, com muitos artigos sobre escotismo.
Encontramos em uma das páginas, com o título Escotismo Entre Aspas, depoimentos de pessoas ilustres sobre o movimento escoteiro. Escrevem brevemente sobre o assunto o Papa Paulo VI, Robert Montgomery, Menotti del Picchia, Winston Churchill e John F. Kennedy.
A revista trás vários outros textos escritos especialmente para esta edição, com o propósito nítido de informar e divulgar sobre escotismo. Também é uma publicação com várias propagandas comerciais, de empresas muito conhecidas na época e que até hoje algumas delas são encontradas no mercado.
O anúncio da VARIG, divulgando a realização do I Jamboree Panamericano, no Rio de Janeiro, de 17 a 25 de Julho de 1965. A Gilette anuncia a importância de andar bem barbeado para uma boa apresentação e mostra a cena de um escoteiro se barbeando embaixo de uma árvore, em um acampamento com grandes barracas canadenses. O Banco Lar Brasileiro S.A., faz referência ao nono artigo da Lei do Escoteiro, “O escoteiro é econômico e respeita o bem alheio”, mostrando um escoteiro do mar fazendo um depósito.
Outra empresa que usa a revista para anunciar seu produto é a Argos Industrial S.A., que divulga os tecidos produzidos para a confecção dos uniformes escoteiros, com nome de fantasia de Brim Kaki Argos, um dos símbolos da fibra escoteira. Na imagem é possível visualizar a silhueta parcial de um uniforme com a Medalha de Gratidão presente.
Isso tudo aconteceu a exatos 55 anos!!!
Existem muitas outras curiosidades sobre essa publicação que não caberia em um simples post, se você conhece e sabe de algum fato envolvendo a 𝗦𝗲𝗺𝗽𝗿𝗲 𝗔𝗹𝗲𝗿𝘁𝗮! 𝗦𝗲𝗹𝗲çõ𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗥𝗲𝗮𝗱𝗲𝗿’𝘀 𝗗𝗶𝗴𝗲𝘀𝘁, deixe seu comentário para que outras pessoas possam também ter acesso a informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas